top of page

Psicologia X Psiquiatria

Qual é o mais importante?

Quem oferece o melhor tratamento?

O psicólogo e o psiquiatra são profissionais que trabalham para recuperar eventuais distúrbios mentais humano.

Apesar de possuírem esses encontros, são áreas distintas que possuem diferentes técnicas e modelos terapêuticos.

De forma simplória, fazer uma breve explanação sobre as suas formações técnicas: psicologia e a psiquiatria possuem diferentes parâmetros durante a sua formação profissional. No curso de psicologia, busca se compreender a memória, personalidade relações familiares e sociais do individuo visando compreender seus processos mentais e cognitivos ao longo da vida. Recebe treinamento para atuar com técnicas psicodinâmicas que almejam levar ao paciente autoconhecimento, para que este adquira meios para resolver os conflitos.

O psiquiatra é uma especialidade da medicina e posteriormente realiza residência ou especialização na área da psiquiatria. Como formação médica, o psiquiatra possui conhecimento sobre a parte biológica e física do paciente, está habilitado a prescrever os medicamentos adequados para a pessoa que está perpassando por um período de fragilidade na saúde mental. Além de que o psiquiatra na sua formação adquire conhecimento sobre medicações, sabendo quais serão os efeitos que um medicamento pode causar no indivíduo que está em fase tratamento.

Exatamente por possuírem metodologias de tratamento e diagnósticos diferentes, são duas profissões complementares. Ambas com o objetivo de compreender e colaborar com a saúde mental dos indivíduos, devido as suas diferenças não cabe a comparação sobre qual é a mais importante. Obviamente devo reconhecer  que os benefícios da psicoterapia são muito mais abrangentes, inclusive não se restringe à um método de tratamento, pois mesmo um individuo assintomático pode adquirir,  através da psicoterapia, maior autoconhecimento e aumentar sua capacidade mental para lidar com as adversidades da vida, adquirir maior resiliência e capacidade de resolução de problemas, seja eles pessoais ou sociais advindos do meio em que vive.

O melhora tratamento é exatamente a combinação de ambos os modelos de tratamento, é claro que uma grade parcela de pacientes não necessitam dos dois profissionais e dai a escolha é individual dependendo da necessidade de cada um, cabendo ao profissional ter o conhecimento e a humildade de encaminhar o paciente ao perceber que a sua necessidade é outra.

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon
bottom of page